A INSTITUIÇÃO:

A ADEVIRP surgiu da união da escola Prof. Cid de Oliveira Leite, do Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi e voluntários da comunidade, que perceberam a necessidade de se complementar a educação das pessoas com deficiência visual.

Missão ADEVIRP:

Proporcionar ao deficiente visual a segurança e a capacidade de ser sujeito de sua própria história. Assim, é estimulado a valorizar e explorar sua criatividade e potencialidades através de atividades educacionais, profissionais, esportivas, culturais e de lazer. Com isso valoriza sua autonomia tanto na vida familiar como na convivência diária na sociedade. Ainda há um longo caminho a percorrer, más sabemos que podemos integrar a pessoa com deficiência visual na sociedade. Centrar o enfoque no homem é o caminho mais curto para reverter a realidade da discriminação. No entando isto depende da solidariedade de todos nós. Este é o nosso maior desafio porque a fraternidade é o maior investimento do homem. Porém sabemos que uma longa caminhada começa sempre com o primeiro passo.

A ADEVIRP:

Na conquista de uma nova ética para avançar nas questões da cidadania das pessoas com deficiência visual, um passo decisivo foi dado pela Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto. Desde 1998, a ADEVIRP é presidida pela Sra. Marlene Taveira Cintra, deficiente visual, psicóloga, pedagoga e professora especializada em deficiência visual.

Centro de Educação e Reabilitação Louis Braille:

Foi inaugurado pela ADEVIRP, no dia 13 de dezembro de 2006, em prédio cedido pelo Governo do Estado de São Paulo, através do empenho e dedicação do Deputado Estadual Rafael Silva. A instituição é um centro de referência educacional para deficientes visuais do município de Ribeirão Preto e região. Oferece salas de aulas adaptadas e equipadas com máquinas de escrever pelo sistema Braille, brinquedos pedagógicos, materiais didáticos específicos para deficientes visuais, computadores com softwares sintetizadores de voz - DOSVOX, Virtual Vision e JAWLS, impressoras pelo sistema Braille e impressora que imprime em Braille e tinta simultaneamente. Conta ainda com biblioteca e estúdio de gravação, com um acervo de 657 títulos gravados em fitas cassete, em cds e 820 livros impressos pelo sistema Braille.

Areas de Atuação:

Pedagogia: educação especial com alfabetização pelo sistema Braille, leitura e escrita ampliadas, reforço escolar, aulas de inglês, espanhol, recreação e lazer. Oficinas profissionalizantes: oficina de informática, artes e em fase de implantação, o telemarketing.

Educação musical e cultural: canto, vocalização, instrumentos musicais (violão, teclado, pandeiro e bateria), grupo musical, Coral Som, Banda Comando Visual, literatura, poesia, dança de rua, balé e sapateado.

Saúde: atendimentos psicológico, oftalmológico, fonoaudiológico, ortopedia, treinamento da visão subnormal, fisioterapia, musicoterapia, biodança e terapia ocupacional.

Esportes: educação física adaptada, atletismo, natação, goalball, capoeira e xadrez.

Dia-a-dia: OM - Orientação e Mobilidade, Serviço Social, AVD - Atividades da Vida Diária, cozinha experimental e aulas de culinária.

 
GALERIA DE FOTOS
 
 
Visite nossa Associação e Comprove nossa seriedade
Avenida Leais Paulista, 706 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto - SP
Fone: (16) 3916-4655
 

Apoio Portal DrFotos.com.br